Sobre a coleção

Até os 13 ou 14 anos de idade, para mim, colecionar papel de carta era coisa séria. Ir à casa das amigas para fazer trocas era um evento marcado com antecedência e aguardado com ansiedade. O processo de troca envolvia muita negociação, e não era necessariamente um-para-um: aquele exemplar que você tanto desejava podia valer um ou mais papéis e envelopes. Os blocos vinham, geralmente, com menos envelopes do que folhas, e, como combinar folha e envelope era praticamente obrigatório, depois que os envelopes acabavam, as folhas avulsas ficavam um pouco desvalorizadas.


Comecei minha coleção ao mesmo tempo que minha irmã, na metade da década de 80, por influência da minha mãe. Na época, colecionar papéis de carta era uma tendência: havia praticamente uma geração de meninas antes de mim que já colecionava, então havia muito material para troca (não faria sentido colecionar papéis de carta sem ter com quem trocar os repetidos, não é?). As pessoas também costumavam escrever cartas naquele tempo, mas acho que só isso não justificava tamanha oferta em papelarias, lojas de departamento e livrarias.

Meu primeiro bloco de papéis de carta foi um da Turma da Mônica, que vinha como brinde em um kit de produtos de higiene. Minha primeira pasta (ou álbum) tinha capa de papelão vermelho e uns poucos plásticos, a maioria vazia. Conforme a coleção aumentava, adquiria mais plásticos, e, consequentemente, mais pastas. Atualmente, tenho três: uma para papéis perfumados (o cheiro, infelizmente, vira uma mistureba com o passar do tempo), outras para papéis não perfumados, e uma mista, para papéis adquiridos recentemente (metade dos anos 90 até 2002, quando parei definitivamente de colecionar) e que não cabiam nas outras pastas. Ainda não contei quantos são no total. Prefiro ir digitalizando-os sem pressa e, quando tiver cuidado de todos, o que provavelmente (e felizmente) vai demorar, terei idéia do tamanho da minha adorada coleção.

E você? Também colecionava (ou coleciona) papéis de carta? Ama sua coleção? Deixe seu comentário!

Abraços,

Vanessa

5 comentários:

  1. Lindos, tenho alguns papéis dessa sua coleção que guardo com muito carinho, estou voltando a colecionar depois de tantos anos, e é incrivel como varias pessoas ainda colecionam.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! ADOREI seu blog, relembrei minha infância onde via minhas amigas da escola colecionando. Nunca tive mais de 5 papeis, meus pais não podiam comprar. Mas hoje posso começar minha coleção. Vc tem algum repetido que queria vender?
    Meu email é luanaalro@msn.com e luanaalro@gmail.com Qualquer coisa me avise. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Nunca é tarde pra recomeçar! Infelizmente, não estou vendendo nenhum. Se você procurar no Mercado Livre, há pessoas se desfazendo de coleções inteiras.
      Boa sorte! Bjs!

      Excluir
  3. Olá, você teria como entrar em contato, não consigo achar nenhum email seu no blog, gostaria muito da sua ajuda quanto a um papel de carta. Adriano thesagebr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano.
      Pode escrever pra meupapeldecarta no Gmail (não coloco o endereço aqui pra evitar spam).

      Excluir

Olá! Obrigada por visitar o Meu Papel de Carta e por seu interesse em deixar um comentário.
Aviso: comentários promovendo a venda ou troca de papéis de carta não serão publicados.